Com um grande peso na organização e composição de um ambiente, as cortinas e persianas são mais do que elementos decorativos. Elas protegem, proteção e bloqueiam passagens de luz, protegem os móveis e eletrodomésticos da incidência de luz solar e até impedir barulhos externos.
Antes de comprar uma cortina ou persiana, faça uma análise da janela que vai ser coberta. Se a paisagem para atrair e com boa luz, é melhor evitar núcleos escuras. Tecidos claros e leves permitem a vista da paisagem, embora não bloqueiem a luz totalmente. Para isso, você pode complementar-la com blecautes ou cortinas rolôs, que são ótimas para barrar a entrada de raios UV. Entretanto, se a vista não for das melhores, aposte em tecidos coloridos e alegres.
Cortinas e persianas com elementos neutros caem bem em qualquer estilo de decoração, favorecendo os melhores espaços pequenos. Já as cortinas e persianas estampadas, com núcleos fortes ou de fibra, criam um clima despojado e caem melhor em ambientes amplos e separados.
Quanto ao comprimento, cortinas curtas que terminam logo após a janela são indicadas quando o espaço é pequeno e / ou podem atrapalhar uma área de passagem. Nos demais casos, o comprimento longo, com cerca de 2 cm de distância entre o tecido e o chão, funciona melhor e acrescenta sofisticação e elegância. Se definido por persianas, elas não precisam cobrir toda a parede; um espaço de 20 cm abaixo do peitoril da janela já é suficiente para o valorizar o item no espaço escolhido.
Antes de tomar sua decisão, lembre-se que cortinas e persianas dêem um toque final à decoração, por isso é melhor escolhê-las depois de ter definido os móveis e como núcleos das paredes da sala. Use essas dicas e crie o seu ambiente!