Blog


VERÃO: DICAS PARA DEIXAR A CASA MAIS FRESCA, AREJADA E SAUDÁVEL

19/01/2022

Marcado por temperaturas mais quentes, o final do ano pode ser ótimo para viagens e passeios — mas talvez a estação não seja tão confortável para quem fica dentro de casa. Ninguém gosta de ambientes abafados! Como o ar condicionado gasta muita energia ou nem sempre é uma opção viável, separamos algumas dicas para equilibrar a temperatura nos espaços internos, driblando o calor do verão.


Primeiramente, é muito importante que o ar circule para não sofrer com a sensação de abafamento. Deixar as janelas abertas é essencial para que a brisa entre e o ar quente não fique preso. Mesmo assim, embora pareça contra-intuitivo, não se esqueça de barrar a luz do sol com cortinas ou blecautes para que os raios solares não batam diretamente nos cômodos e móveis.


Ter plantas dentro de casa também é uma forma de refrigerar o espaço interno. As plantas “transpiram” a água que sobra do seu processo de fotossíntese, contribuindo também para a limpeza do ar. E não é somente um vaso que fará a diferença — você precisa ter uma seleção variada para sentir a diferença na temperatura. O bom disso é que elas também proporcionam uma renovada na decoração!


Muitos aparelhos eletrônicos acabam liberando calor mesmo quando estão desligados. Tirar da tomada os aparelhos que não estão sendo usados é uma forma de diminuir este calor e ainda economizar energia. As lâmpadas de LED, mais econômicas e sustentáveis, liberam menos calor quando acesas e colaboram para a manutenção da temperatura do espaço.


Sempre que possível, escolha tecidos claros ou de cores mais neutras, já que essas tonalidades refletem o calor ao invés de absorvê-lo. Tecidos de materiais como algodão e linho são mais leves e naturais, que respiram melhor e permanecem mais frescos por mais tempo. Por isso, almofadas, mantas e cortinas destas cores e materiais são melhores para o verão.


Chega de colocar ventiladores por todo o ambiente. Siga essas dicas e mantenha a sua casa confortável para as reuniões de família neste fim de ano!