Blog


COMO AS CORES AQUECEM OS AMBIENTES?

17/08/2021

As sensações nada mais são do que reações físicas do nosso cérebro aos impulsos externos, estes captados através dos cinco sentidos: audição, visão, tato, olfato e paladar. Ou seja, o frio que sentimos, por exemplo é uma sensação psicológica que o cérebro produz como reação à temperatura baixa do corpo.

E as cores, o que elas tem a ver? As cores são as nossas percepções sensoriais das ondas de luz refletindo nos objetos. Entretanto, a relação das cores com o calor não se limita somente ao visual: quanto mais escura é uma cor, maior é a sua absorção de luz e, consequentemente, calor. Por isso que o preto, que é a ausência de luz, “puxa” o calor.

Agora, relacionando com a psicologia das cores, nosso inconsciente identifica e transforma as cores em sensações. Cores consideradas quentes, como amarelo e vermelho, são associadas ao sol e ao fogo, enquanto as cores frias são associadas à lua e ao gelo, como azul e violeta.

Na prática, se você quer aumentar a sensação de calor, conforto e aconchego no ambiente, é melhor investir em móveis e estofados de cores quentes. O vermelho, por exemplo, pode ser usado para pintar paredes com a função de aquecer e criar calor em ambientes frios.

o laranja e os tons terrosos são ótimos para dar aquele clima de “aquecido”, além de serem cores muito lindas para decorar e dar um toque especial na sua casa.

Quanto à iluminação, uma luz amarelada agrega conforto visual e calor ao espaço, principalmente durante o inverno. Sendo assim, você pode usar abajures e luminárias com esse tipo de iluminação em diferentes pontos do ambiente.

Boa decoração à todos!